25 de Fevereiro de 2019
Novo Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) são alternativas para quem não tem condições de pagar as mensalidades de uma faculdade, mas não querem adiar essa etapa da vida acadêmica. Com os programas do governo federal, os estudantes contemplados só pagam o empréstimo após concluir a graduação.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda é condição fundamental para a inscrição no candidato. É preciso ter participado de qualquer edição a partir de 2010, ter tirado nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas e pontuação acima de zero na redação.
Fies e P-Fies
A modalidade Juros Zero (Fies) oferece 100 mil vagas para pessoas com renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos. O estudante tem garantia mínima de 50% do curso escolhido, com limite financiável de R$ 42.983,70 por semestre.
Já a modalidade P-Fies – Programa de Financiamento Estudantil – oferece 450 mil vagas para pessoas com renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos. Segundo o edital, os candidatos que se apresentarem primeiro à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) receberão, dos agentes financeiros, as melhores condições de financiamento.
Prazos
As inscrições devem ser realizadas no período de 05 a 12 de fevereiro de 2019, já os resultados estarão disponíveis no dia 18 do mesmo mês. A complementação das inscrições dos candidatos no FiesSeleção será entre os dias 19 a 25 de fevereiro. A inscrição na lista de espera do Fies será de 20 de fevereiro a 31 de março, observado o horário oficial de Brasília-DF. A modalidade P-Fies não possui lista de espera.